Prémios e Bolsas

Formulário de inscriçãoApoios | Bolsas e Prémios  | Sócios Honorários | Estatística

No âmbito da sua política de promoção e reconhecimento de mérito da investigação nacional em Microbiologia, a SPM concede subsídios de participação (bolsas) em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais e atribui prémios no Congresso Nacional de Microbiologia e Biotecnologia (MicroBiotec) e nas Jornadas de Biologia de Leveduras – Prof. Nicolau van Uden.

Bolsas

A atribuição de subsídios é efectuada exclusivamente a jovens investigadores (idade inferior a 35 anos) que sejam sócios da SPM e está condicionada à abertura de um concurso específico para o congresso ou reunião científica por parte da Direcção da SPM.
O anúncio de abertura, condições de candidatura e processo de selecção serão divulgados antecipadamente através da página web da SPM e correio electrónico enviado aos sócios.

1. FEMS

    • Os sócios da SPM podem candidatar-se a bolsas da FEMS, na sua qualidade de membros de uma sociedade federada na FEMS.
    • Informação sobre o tipo de bolsas e condições de candidatura pode ser encontrada na página web da FEMS em

Grants and More

2. Grants for access to leading EU Microbial Biological Resource Centres (BRCs)

The EMbaRC Training and Outreach Programme (TOP) is an opportunity for scientists to stay at one of the EMbaRC centres and benefit from expert advice and advanced equipment.

 

EMbaRC will cover the bench fees, travel and subsistence costs. For more information and application form, visit the TOP webpage (www.embarc.eu).
This unique opportunity for training in collection management, identification of bacteria and fungi by state-of-the-art techniques or phenotypic screening of a collection of strains is organised with the support of the Seventh Framework Programme, Research Infrastructures Action.

Prémios

1. Melhor Comunicação em Área Temática do Congresso nacional

Estes prémios, no valor unitário de 250 euros, são atribuídos à melhor comunicação em painel apresentada em cada área temática do Congresso Nacional de Microbiologia e Biotecnologia (MicroBiotec). Os prémios são da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Microbiologia e da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, em proporção idêntica, e são atribuídos por um júri designado no início de cada congresso e que inclui membros das Direcções das duas Sociedades.

2. Prémio Jovem Investigador SPM- Isabel Spencer-Martins

Este prémio, no valor de 500 €, foi criado em 2009 e representa uma homenagem da SPM a Isabel Spencer-Martins.

Regulamento

    A Comissão Organizadora considerou elegíveis todos os candidatos que tenham concluído o seu doutoramento durante os anos de 2008 ou 2009, ou cujas provas estejam marcadas para 2009. A atribuição do Prémio de “Jovem Investigador” baseou-se exclusivamente na análise do curriculum vitae dos candidatos. Como critério de selecção ficou decidido que a análise do curriculum vitae dos candidatos deveria ser baseada nos artigos publicados tendo como suporte o índice de impacto da revista onde o(s) artigo(s) foram publicados, corrigido pelo factor de ponderação de autoria (1, no caso de primeiro ou último autor; 0,6 no caso de ser segundo ou penúltimo, ou 0,3 noutra qualquer posição). Adicionalmente, teve-se como primeiro critério de desempate o número de capítulos em livros, seguindo-se o número de comunicações orais em congressos.

3. Prémio Alfagene- Jovem Investigador em Microbiologia

Este prémio, no valor de 1000 €, é subsidiado pela empresa Alfagene e é atribuído pela Direcção da SPM ao melhor trabalho ou comunicação, no âmbito da Microbiologia, apresentado no Congresso Nacional de Microbiologia e Biotecnologia (MicroBiotec) desde 2007.

Regulamento

    • A atribuição deste prémio rege-se pelo conjunto de normas enunciadas a seguir:
    • 1. O autor que apresenta o trabalho deve ter até 35 anos à data de início do Congresso.
    • 2. Os interessados deverão candidatar-se junto do Secretariado da SPM durante o Microbiotec, até data e hora limite a anunciar no início de cada congresso. Para tal, deverão entregar cópia do resumo do trabalho com o qual se candidatam e do CV resumido.
    • 3. O Júri do Prémio, a anunciar no início de cada congresso, inclui dois membros da Direcção da SPM e três especialistas de competência reconhecida em Microbiologia.
    • 4. A comunicação da decisão final do Júri e a atribuição do prémio serão efectuadas na sessão pública de encerramento do Congresso.
    • 5. O Júri poderá decidir não atribuir o prémio se entender não haver um trabalho-candidato que mereça tal distinção.
    • 6. O prémio é acumulável com outros prémios atribuídos no âmbito do MicroBiotec.
    • 7. A decisão do Júri será tomada por maioria dos seus membros e dela não haverá lugar a recurso.
    • 8. As dúvidas e omissões do presente regulamento serão resolvidas pela Direcção da SPM.