Apoios a sócios

Formulário de inscrição |  Apoios | Bolsas e Prémios  | Sócios Honorários | Estatística

A Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) tem como objetivo promover e desenvolver, em Portugal, a investigação, o ensino e as aplicações da Microbiologia, entendida na inter- e transdisciplinaridade característica da Biologia Moderna, facilitando e estimulando a comunicação entre microbiologistas. Dentro do âmbito da sua missão, o apoio à organização de eventos científicos na área da Microbiologia representa um importante pilar. A SPM coloca à disponibilidade dos seus membros duas formas de financiamento para organização de eventos científicos: o apoio através das FEMS Meeting Grants e o prémio “SPM Young Researcher Award”.

Apoio da SPM através das FEMS Meeting Grants

Através da sua filiação à FEMS, a SPM valida e apoia pedidos de submissão de apoio para a organização de eventos científicos, através das FEMS Meeting organizer grants”. Este apoio requer que 60% da verba financiada seja utilizada para oferecer bolsas de participação no  evento. A verba máxima a atribuir é de 15.000€.

Para mais informação e para submissão do pedido de financiamento, clique aqui.

 

Apoio para atribuição do “SPM Young Researcher Award”, a atribuir em eventos científicos de cariz internacional a realizar em Portugal por membros da SPM

REGULAMENTO

 

Artigo 1º
Modalidade do apoio

  1. A SPM apoia a organização de eventos científicos internacionais, organizados em Portugal, sob a forma de atribuição de prémios para jovens investigadores.
  2. O prémio a atribuir deverá ter sempre, na sua designação, a referência ao nome do evento seguida da expressão “SPM Young Researcher Award”.

Artigo 2º
Elegibilidade

  1. São elegíveis eventos de cariz científico organizados em Portugal, por membros efetivos da SPM há pelo menos 2 anos, com as quotas em dia.

Artigo 3º
Financiamento

  1. O financiamento atribuído a cada prémio jovem investigador é de 200 € (duzentos euros).
  2. São definidos os seguintes limites de financiamento a atribuir a cada evento selecionado:
    1. Eventos pequenos (inferior a 50 participantes): um prémio;
    2. Eventos de média dimensão (inferior a 200 participantes): máximo de dois prémios;
    3. Eventos de grande dimensão (superior a 200 participantes): máximo de três prémios;

Artigo 4º
Submissão de candidatura

  1. A submissão de candidaturas deverá ser feita em formulário próprio, disponível aqui.
  2. A cada candidatura deverá ficar associado como responsável um único membro da SPM.
  3. As datas limite de candidatura são as seguintes:
    1. 1 de abril 12:00H, para eventos a decorrer entre 1 de Maio e 30 de Setembro
    2. 1 de Setembro 12:00H, para eventos a decorrer entre 1 de Outubro e 30 de Abril

 Artigo 5º
Avaliação

  1. A avaliação dos pedidos de financiamento será feita pela Direção da SPM, que poderá solicitar um parecer de peritos externos, de entre os membros dos grupos de trabalho da SPM, seguindo sempre os princípios de não conflito de interesses.
  2. No processo de avaliação, e para além da relevância científica da temática do evento, será tido em conta a composição da comissão organizadora e da comissão científica, bem como a dimensão do evento e a instituição de acolhimento.

Artigo 6º
Obrigações do organizador do evento

  1. Os eventos financiados deverão incluir a menção do apoio da SPM nos diversos meios de divulgação do evento, nomeadamente:
    1. Website do evento
    2. Programa do evento
    3. Livro de resumos (se aplicável)

Artigo 7º
Titularidade do prémio

  1. O titular de cada prémio será sempre o jovem investigador selecionado pela organização do evento.
  2. A Direção da SPM disponibilizará ao membro efetivo da SPM responsável pela candidatura o financiamento atribuído ao evento, juntamente com o(s) modelo(s) de recibo(s),a assinar pelo(s) titular(es) do(s) prémio(s).
  3. O membro da SPM responsável pela candidatura deverá enviar à Direção da SPM o(s) recibo(s) assinado(s) pelo(s) premiado(s), após a conclusão do evento, sob pena de obrigatoriedade de devolução do financiamento atribuído ao evento.