Noticias gerais

Lançamento da Coleção de Culturas do Porto

A instalação da Coleção de Culturas do Porto – Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto vai ser lançada amanhã, no Dia do Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. A CCP tem como principal missão assegurar a preservação, distribuição, pesquisa e valorização dos recursos e da biodiversidade bacteriana e, ao mesmo tempo, disponibiliza serviços de identificação, tipagem, pesquisa de mecanismos de resistência e virulência, orientados para a academia, sector biotecnológico, farmacêutico e alimentar. A CCP encontra-se registada e reconhecida pela Federação Mundial de Coleções de Cultura (WFCC – World Federation of Culture Collections; coleção nº 1252).


Atualmente, a CCP inclui importantes recursos bacterianos, resultantes da investigação desenvolvida ao longo de décadas em resistência a antimicrobianos e microbioma humano, no Laboratório de Microbiologia – BacT_Drugs@UCIBIO.
Luísa Peixe, diretora do Departamento de Ciências Biológicas e da coleção, salienta que “a coleção visa garantir o acesso a materiais biológicos e genéticos de interesse taxonómico, clínico (mecanismos de resistência a antimicrobianos e virulência bacteriana, etc.), assim como para a prospeção de bioprodutos”.