Noticias gerais

Direção da SPM congratula-se com atribuição de prémio internacional à Prof. Isabel Sá Correia

A Direção da Sociedade Portuguesa de Microbiologia congratula-se com a atribuição do Prémio de Mérito Especial FEMS (FEMS Special Merit Award) à Prof.ª Isabel Sá-Correia, como reconhecimento pelos seus inspiradores contributos para a Microbiologia, incluindo através das suas atividades no âmbito da FEMS: nos corpos editoriais de revistas científicas; na organização de reuniões científicas; nas atividades como delegada, representando a SPM; para além da sua notável contribuição para a criação do Dia Internacional do Microrganismo (IMD).

A Prof. Isabel Sá-Correia é uma microbiologista Portuguesa e Professora Catedrática do Departamento de Bioengenharia, Área Científica de Ciências Biológicas, do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Tal como refletido no seu excecional curriculum vitae, a liderança académica da Prof. Isabel Sá-Correia moldou o panorama da microbiologia em Portugal, em muitas perspetivas diferentes: desde o ensino e formação avançada (aos níveis de licenciatura e pós-graduação), à investigação e inovação (em microbiologia molecular/molecular e genómica funcional/comparativa, com impacto na biotecnologia microbiana e na saúde humana), desempenhando também um papel fundamental para a literacia pública sobre ciências e tecnologias microbianas.

Além disso, a Prof. Isabel Sá-Correia tem vindo a partilhar os seus avanços científicos e a expandir as suas iniciativas inovadoras a nível internacional, não só na Europa, mas também a nível global, particularmente durante a sua Presidência da SPM e através das suas atividades como delegada do Conselho FEMS (2009-2020). De facto, ao longo desta época marcante para a Microbiologia Portuguesa, a interação do SPM com o FEMS foi alargada e consolidada. Isto ocorreu através da organização e/ou promoção pela Prof. Isabel Sá-Correia de diversas reuniões científicas, bolsas, participação em revistas e outras iniciativas, culminando no lançamento do International Microorganism Day (IMD)|September 17. Esta notável iniciativa começou com o “Dia Internacional do Microorganismo”, originalmente promovido em Portugal (2017) pela SPM sob a presidência da Prof. Isabel Sá Correia, sendo agora comemorado mundialmente, contando com a sua participação ativa e entusiástica nas iniciativas do FEMS.

Um breve cv da Prof. Isabel Sá Correia pode ser consultado aqui.