Actividades SPM, Reuniões Científicas

Assim foi… o Microbiotec’21

Terminou na passada sexta-feira 26 de Novembro de 2021 o congresso MicroBiotec’19 promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia (SPBT). Tendo decorrido entre os dias 23 e 26 de Novembro de 2021 foi promovido pela Universidade NOVA de Lisboa e formato totalmente virtual online devido às restrições impostas em Portugal pela pandemia COVID-19. Foram 4 dias a compartilhar conhecimentos, ideias e metodologias científicas associadas à Microbiologia e Biotecnologia dividido em 5 grandes temáticas: Tópico nº 1 – Microbiotecnologia na Saúde na Doenças, Tópico nº 2 – Microbiotecnologia para um futuro sustentável, Tópico # 3 – Microbiotecnologia alimentar e ambiental, Tópico nº 4 – Impacto da Microbiotecnologia na Sociedade e Tópico nº 5 – Ferramentas em microbiotecnologia. Com 8 sessões plenárias e 23 apresentações orais por convite, com cientistas convidados de todo o mundo, dos Estados Unidos à China passando pelo Chile, os 476 congressistas tiveram oportunidade de entrar em contacto com os mais recentes avanços na Microbiologia e Biotecnologia em Portugal e no Mundo, desde a epidemiologia molecular e biologia do SARS-CoV-2 e mecanismos de resistência aos antibióticos em bacteriologia e micologia, passando pela Microbiologia e Biotecnologia Industrial, Alimentar e Ambiental até aos mais recentes avanços no desenvolvimento de técnicas de amplificação isotérmica de ácidos nucleicos e estudo do transporte intermembranar de antibióticos. O Microbiotec21 colocou ainda em evidência a contribuição da Microbiologia e Biotecnologia para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e os desafios sociais no Sec, XXI, em estreita conexão com melhor saúde, indústria e tecnologia mais sustentável, meio ambiente e qualidade de vida, segurança alimentar e patrimônio microbiológico. O seu programa detalhado pode ser consultado aqui.

Sendo uma das edições mais participadas do MicroBiotec, os 476 participantes foram maioritariamente Portugueses mas também de outras 11 nacionalidades. Durante os quatro dias de congresso decorreram estimulantes discussões científicas on-line em cada uma das áreas e subáreas temáticas. Foram selecionadas 92 apresentações orais e avaliados 322 posters com 1827 visitas virtuais aos mesmos e inúmeras interacções on-line (ver o Livro de resumos aqui). Ocorreu ainda a entrega de prémios aos vencedores do 2º concurso “Comunicação de ciência em microbiologia” (resultados podem ser consultados aqui), promovido pela SPM. A organização contou com o patrocínio da 6 empresas comerciais e foram atribuídos 8 prémios de melhor poster (ver vencedores aqui).

Resumo dos vários premiados de melhor poster

A finalizar o congresso decorreu a sessão de homenagem ao centenário do nascimento do Professor Nicolau van Uden e à atribuição do prémio de carreira Nicolau van Uden, atribuído pela SPM, à Prof. Isabel Sá-Correia. Pela Sociedade Portuguesa de Biotecnologia (SPBT) foi ainda atribuído o prémio de carreira Professor Julio Maggiolly-Novais ao Professor Manuel Mota.

Apresentação da conferência van Uden, pela prof. Isabel Sá Correia.

O MicroBiotec21 foi um congresso especialmente notável, por ter demonstrado a quantidade e qualidade da intensa actividade da comunidade científica portuguesa nas áreas de microbiologia e biotecnologia, mesmo em tempo de limitações e adversidades impostas pela pandemia. Uma listagem dos os melhores posters pode ser consultada aqui.

(texto por Miguel Viveiros, co-chair do Microbiotec’21)