Actividades SPM, Concurso Comunicação de ciência em microbiologia, Dia Internacional do Microrganismo

Divulgação de ciência:”Descodificar o diálogo entre a COVID19 e Sustentabilidade da Terra”

Nota prévia: na contagem descrecente para mais um dia internacional do microorganismo, a SPM divulga hoje uma menção honrosa especial, atribuída a um trabalho submetido por uma estudante do 8º ano de escolaridade.

A Terra está doente… O Mundo Microbiano enfureceu-se! As crianças e os jovens não são a categoria de maior risco de infeção, no entanto, são uma das categorias mais ameaçadas pelas implicações epidemiológicas, sociais e económicas geradas pela COVID19. Urge pois, informar devidamente e combater as fake news.

Descrição da imagem:

A Terra está doente…
Os ecossistemas estão em desequilíbrio!
As alterações climáticas são uma realidade!
Os recursos naturais estão a esgotar-se!
O consumo aumenta e a poluição agrava-se!
O Mundo Microbiano enfureceu-se!

A Terra tem sido devastada por surtos de doenças como o coronavírus relacionado com a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV), coronavírus relacionado com a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERSCoV), gripe aviária, Ebola, Zika e atualmente enfrenta a ameaça mais recente de doença por coronavírus (COVID-19).


A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 mudou a sociedade, interrompeu a vida quotidiana e afeta continuamente o globo. Pela primeira vez, o confinamento foi global e as atividades humanas cessaram. Comércio, negócios, mobilidade e turismo desaceleraram.

O Micromundo sob a forma de um vírus parece contestar modelos económicos e sociais implementados. Micromundo tão vasto que povoa cerca de 90% do organismo humano. Afinal somos apenas 10% humanos!

Esta pandemia é considerada o perigo mais significativo para a economia global até à data.

As crianças e os jovens não são a categoria de maior risco de infeção, no entanto, são uma das categorias mais ameaçadas pelas implicações epidemiológicas, sociais e económicas geradas pela COVID19.
Urge, informar devidamente e combater as fake news.


Na Escola D. Maria II foi implementada uma prática nas aulas de Ciências Naturais (7º e 8 anos) da Professora Maria Manuel Azevedo, designada “5 minutos COVID 19”. Neste âmbito no início de cada aula os alunos colocam questões sobre o tema e estas são discutidas/esclarecidas. É dado particular destaque a questões relacionadas com medidas preventivas da doença, conhecimento sobre o SARS-CoV-2 e sustentabilidade do planeta. Neste contexto, os alunos foram desafiados a elaborar um desenho sobre esta problemática e suas implicações. O desenho premiado apresenta-se como imagem a este concurso.

Menção honrosa (categoria Júnior, trabalhos submetidos por alunos do ensino básico) da 2º Edição do Concurso “Comunicação de ciência em microbiologia.

Autora: Ana Laura Fontes, aluna do 8ºA do Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão