Actividades SPM, Concurso Comunicação de ciência em microbiologia, Dia Internacional do Microrganismo

Divulgação de ciência:”O vírus com álcool ou sabão: uma história de inativação!”

Nota prévia: A pouco mais de 2 semanas da celebração do dia internacional do microorganismo, a SPM começa a divulgar os premiados do 2º concurso promovido pela SPM “Comunicação de ciência em microbiologia. Hoje divulgamos o vencedor da categoria júnior.

Com a imagem apresentada pretendemos dar a conhecer as estruturas moleculares principais do SARS-CoV-2, e como estas são afetadas por simples procedimentos de higiene, levando à inativação do vírus. Esta participação tem como objetivo sensibilizar os jovens para as vantagens da lavagem e desinfeção frequente das mãos durante a pandemia.

Legenda: A Pandemia trouxe-nos novos hábitos, mas também o relembrar de hábitos antigos. O velhinho “lava as mãos antes de ires para a mesa” é aqui recuperado e explicado aos mais novos. Apresentam-se nesta ilustração os principais constituintes do SARS-CoV-2 (o envelope, o RNA, as proteínas) e o modo como estes são alterados pelo uso de detergentes ou de soluções alcoólicas. Enquanto se transmitem conceitos elaborados – como o conceito de que existem recetores nas células humanas que “agarram” o vírus – de uma forma simples, pretende-se que os mais jovens apreendam noções sobre a estrutura molecular dos vírus. Simultaneamente, é explicado quais são os efeitos moleculares da lavagem/higienização das mãos, esperando contribuir para uma maior literacia científica das camadas mais jovens.

Vencedor (categoria Júnior) da 2º Edição do Concurso “Comunicação de ciência em microbiologia.

Autores: Sara Costa (1); Ana Cristina Esteves (2); Raquel Silva (1); Ana Sofia Duarte (1)
(1) Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde e Faculdade de Medicina Dentária; (2) CESAM e Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro