Dia Internacional do Microrganismo, Noticias gerais

A celebração do dia internacional do microrganismo de 2020

A Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), em colaboração com a Federação Europeia das Sociedades Microbiológicas (FEMS), promoveu o Dia Internacional do Microrganismo 2020, no passado dia 17 de setembro. O evento virtual, com transmissão ao vivo durante 24 horas com palestrantes e temas apresentados em todos os fusos horários, foi repleto de palestras, discussões e webinars com participantes de todo o mundo.Estivaram online milhares de espectadores de todo o mundo e os elogios e parabéns marcaram o entusiasmo do público à iniciativa. A gravação do evento pode ser consultada aqui.

A foto regista o arranque da maratona com as Presidentes da SPM e da FEMS, membros da direção e colaboradores das respetivas organizações e, como não poderiam faltar, as nossas famosas mascotes Saca e Bak.

Esta é uma iniciativa que visa sensibilizar o público em geral para a importância da investigação em microrganismos e microbiologia. Este ano, em virtude da pandemia de COVID-19, promovemos um Dia Internacional do Microrganismo ainda maior, incluindo a promoção do evento online através de nossas redes sociais e canais de comunicação, escrevendo blogs e criando recursos educacionais on-line, com o apoio de muitos sócios, voluntários. Igualmente, o Concurso Europeu de Arte do Micróbio, cujos vencedores foram apresentados no Dia Internacional do Microrganismo e onde se destaca o prémio da nossa associada Joana de Carvalho. O sucesso desta iniciativa, que a FEMS quis associar a este dia, foi enorme e o hashtag #MicrobeArt2020 teve mais de 2 milhões de visitas. Veja as obras vencedoras aqui. A SPM lançou também neste dia um concurso nacional de comunicação de ciência em microbiologia, cujos resultados serão conhecidos em dezembro.

O dia 17 de Setembro foi escolhido por corresponder à data, no ano de 1683, em que o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London descrevendo, pela primeira vez, um microrganismo: uma bactéria viva presente numa placa dentária. Anton van Leeuwenhoek construiu e desenvolveu os seus próprios microscópios, aperfeiçoando as lentes do seu sistema ótico. Alcançada a vida microscópica, estavam lançadas as bases da Microbiologia. Viver no século XXI é ter o privilégio de olhar à volta e perceber que o mundo vivo é muito mais do que se vê. Há um mundo invisível formado por uma multidão de microrganismos, da qual dependemos e com os quais interagimos de muitas formas. A Sociedade Portuguesa de Microbiologia tem por missão promover e divulgar todos os aspetos ligados à Microbiologia e Ciência Microbiológica. O nosso obrigado a todos os sócios que ajudaram a promover a nossa missão no Dia Internacional do Microrganismo 2020. Contamos com todos em 2021.