Actividades SPM, Dia Internacional do Microrganismo

Dia International do Microrganismo 2020: 17 de Setembro, uma maratona online de 24 horas de microbiologia

Estamos, de novo, em contagem decrescente para o Dia International do Microrganismo (IMD) celebrado a 17 de setembro. Num ano em que uma pandemia viral assola o mundo é ainda mais importante realçar o papel que uma multidão de seres vivos microscópicos desempenha na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida, bem como o seu potencial biotecnológico.

Este ano não é possível repetir as mesmas múltiplas atividades festivas de anteriores comemorações que já vinham a ocorrer em vários Países. Por isso, a FEMS (Federation of European Microbiology Societies) e a Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) uniram esforços para organizar uma maratona online de 24 horas de microbiologia, com vídeos, palestras e discussões em direto, para promover a microbiologia e celebrar a edição de 2020 do Dia Internacional do Microrganismo! Nessa organização, a FEMS e a SPM contaram com a colaboração do grupo de Ciências Biológicas do iBB, Instituto Superior Técnico. A Presidente da SPM, Isabel Sá-Correia, e os sócios da SPM, Cláudia Godinho e o estudante do doutoramento Nuno Bourbon Melo, fazem parte da equipa encarregue da organização e divulgação do evento.

A emissão da maratona de Microbiologia estará online durante as 24 horas do dia 17 de setembro, das 24h do dia 16 às 24 h do dia 17, hora de Lisboa, e será gravada e acessível a partir do website, Twitter, Facebook e Youtube do IMD, bem como dos mesmos canais da FEMS. O programa provisório já está disponível e conta com a participação de oradores de renome, comunicadores de ciência, jovens investigadores e estudantes de doutoramento, distribuídos pelo globo, com uma importante participação nacional. A FEMS enviou hoje o comunicado de imprensa que aqui divulgamos sobre o IMD 2020.

Celebre connosco este dia, e contribua publicando opiniões e materiais relativos ao IMD com a hashtag #internationalmicroorganismday! Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.