Concurso Comunicação de ciência em microbiologia, Dia Internacional do Microrganismo

Divulgação de ciência: “(Fungo)2”

Com o dia internacional do microorganismos já à porta, divulgamos hoje a última das menções honrosas atribuídas aos estudantes da Escola Secundária de Arouca, cujo trabalho tem o tema de “Um fungo feito de fungos”.


Legenda: “O laboratório da Oficina de Ciência da Escola Secundária de Arouca, aberto à participação de alunos de todos os cursos, permitiu a aprendizagem de algumas técnicas básicas de manipulação de microorganismos. Apesar de frequentar o curso de Artes Visuais no 10º ano, sempre mostrei interesse pelo mundo das ciências e foi esta a razão que me levou a participar neste concurso de divulgação de ciência, na área da microbiologia.
A imagem foi fotografada com um telemóvel, após uma semana da inoculação com esporos do fungo Penicillium desenvolvido sobre um limão. A caixa de Petri contém um meio de cultura próprio para fungos – Rose Bengal chloranphenicol Agar. Após a inoculação a caixa foi mantida numa sala com temperatura de 20°C e com fotoperíodo natural de 10h luz/14h escuridão. Os cogumelos fazem parte da estrutura de alguns fungos, sendo estas as estruturas mais conhecidas dos fungos pelas pessoas em geral. A ideia de (Fungo)2 surgiu pelo facto da inoculação dos esporos do fungo Penicillium e seu desenvolvimento traduzirem a imagem da estrutura mais conhecida dos Fungos (o cogumelo). Sendo assim, um fungo feito de fungos.”

 

Menção Honrosa (categoria Júnior) da 1º Edição do Concurso “Comunicação de ciência em microbiologia.

Autor: Rita dos Santos Machado (Escola Secundária de Arouca)