Concurso Comunicação de ciência em microbiologia, Dia Internacional do Microrganismo

Divulgação de ciência: “Triloungo”

A 1 mês do próximo dia internacional do microorganismo, divulgamos hoje mais uma das menções honrosas atribuídas aos estudantes da Escola Secundária de Arouca, cujo tema é dedicado às trilobites.

Legenda: “”Este trabalho foi realizado pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar, turma 12ºF, do Agrupamento de Escolas de Arouca.
Esta fotografia foi obtida por inoculação de esporos de Penicillium em meio sólido Rose Bengal chloranphenicol Agar, com três dias de incubação em estufa a 24°C.
Arouca é uma terra conhecida mundialmente pelos seres vivos extintos que deixaram marcas nas rochas. Trazendo os antepassados da vida de outras eras geológicas foi “esculpida” uma trilobite utilizando as técnicas da atual ciência. Para contextualizar, a trilobite foi um animal artrópode marinho da era paleozoica que se extinguiu no final dessa era, ficando registada sob a forma de fósseis em alguns afloramentos do concelho de Arouca. Nos dias de hoje, este ser vivo regressou dos seus antepassados para as Placas de Petri nos nossos laboratórios.”

Menção Honrosa (categoria Júnior) da 1º Edição do Concurso “Comunicação de ciência em microbiologia.

Autores: Ana Francisca Teixeira, Ana Beatriz Resende, Isabel Maria Pereira e João Marcelo Felício (Escola Secundária de Arouca)