Dia Internacional do Microrganismo, Noticias gerais

IMD2018 episódio 1: Isabel Sá-Correia, Graça Freitas e IMD nas Escolas

O primeiro episódio da série de Julho está agora disponível! Para assistir às palestras completas, gravadas no Dia Internacional do Microrganismo 2018 no Instituto Superior Técnico, consultem o canal Youtube do IMD (https://www.youtube.com/channel/UCaBLEoxM1V82rS2geNXA_fA), ou as apresentações individuais:

Isabel Sá-Correia

Boas-vindas ao Dia Internacional do Microrganismo 2018 por Isabel Sá-Correia, Presidente da Sociedade Portuguesa de Microbiologia e Professora Catedrática Distinta do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.

IMD1 01

 

Graça Freitas

Graça Freitas foi oradora convidada do Dia Internacional do Microrganismo em 2018, nas comemorações organizadas no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Apresentou-nos numa perspectiva histórica a situação atual da vacinação em Portugal e deixou o alerta para a importância da vacinação nas crianças e jovens.

Graça Freitas é desde 2018 a Diretora da Direção Geral de Saúde e autoridade de saúde nacional, sendo a principal porta-voz em questões de saúde pública em Portugal. É licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde leccionou como assistente convidada até 2010. Graça Freitas foi Chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis na Direcção-Geral da Saúde, onde entre outras funções foi coordenadora do Programa Nacional de Vacinação (PNV).

IMD1 02

 

IMD nas escolas

Sessão Skype do dia do microrganismo 2018, moderada por Cristina Cruz, Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e por Sofia Lucas, Coordenadora do Centro de Formação Ciência Viva. Foram contactadas e houve interação com escolas e centros ciência viva a desenvolver atividades com crianças e jovens, que partilharam a sua opinião sobre o IMD.

IMD1 03