Actividades SPM, Dia Internacional do Microrganismo, Noticias gerais

O Dia Internacional do Microrganismo 2020 em contagem decrescente

Caros membros da Sociedade Portuguesa de Microbiologia,

Em tempos de pandemia, vamos de novo comemorar, em Portugal e no mundo, o Dia Internacional do Microrganismo (IMD 2020). Ainda mais do que nas outras edições, nesta 4ª edição a FEMS (Federation of European Microbiological Societies) encontra-se a apoiar a Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) no destacado papel que tem assumido na promoção e concretização destas atividades, em articulação com instituições e microbiólogos em todo o mundo.

O dia 17 de Setembro, o dia escolhido para Dia do Microrganismo, marca a data do lançamento das bases da Microbiologia ao ser alcançada a vida microscópica. É dia em que o Holandês Anton van Leeuwenhoek – um comerciante sem fortuna ou graus académicos -, em 1683, enviou uma carta à Royal Society of London, na qual relata a primeira observação que fez de um microrganismo.

Em contagem decrescente para o dia 17 de setembro, é natural que se interroguem sobre o interesse em comemorar de novo o dia em 2020, quando nem a situação internacional nem a imagem dos microrganismos é boa. E, por que razão os microrganismos devem ter o seu próprio dia?

IMD

Como disse Louis Pasteur, “O papel dos infinitamente pequenos na natureza é infinitamente grande”. Na verdade, muitos microrganismos são eficientes e versáteis fábricas celulares para a Bioeconomia, desempenham papéis ponderosos no nosso dia-a-dia, na qualidade do ambiente, na nossa saúde e qualidade de vida. E, mesmo os patogénicos têm que ser encarados de frente, estudados e combatidos, sendo para tal essencial o devido conhecimento científico.

Acresce que a SPM tem também por missão divulgar e promover a Microbiologia como vasta área de atividade profissional e de carreira e consciencializar a sociedade em geral, e os mais jovens em particular, para o papel essencial que uma multidão invisível de seres vivos muito diversos desempenha nas Ciências da Vida, na nossa saúde, no ambiente e desenvolvimento sustentável, na qualidade de vida, bem como sobre as suas potencialidades em Biotecnologia.

Mas como festejar o IMD em 2020 quando o distanciamento social é uma necessidade em todo o mundo? As comemorações do IMD 2020 decorrerão essencialmente por ligação através da internet, na linha do que se verificou nas últimas edições para a ligação dos vários locais onde decorreriam comemorações em vários Países, bem como através das redes sociais e de uma maratona online de palestras, entrevistas, vídeos, com intervenções de todos os cantos do mundo durante 24h.

Um dos grandes elementos de divulgação e unidade do IMD é o seu website que a SPM construiu e, através dos seus voluntários, tem gerido. Com o apoio da FEMS, temos agora um novo website com domínio próprio (https://internationalmicroorganismday.org), a partir de ontem, dia 1 de Julho de 2020. É pois com grande prazer que o comunicamos. Este website conta com um blog com conteúdo próprio, em português, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia. Contamos que tal alcance os Países de língua Portuguesa bem como os microbiólogos Portugueses e outros falantes de português, espalhados pelo mundo.

imd 2020

Embora com gestão da SPM, coadjuvada pelo secretariado da FEMS, o Dia Internacional do Microrganismo e respetivas redes sociais e website são considerados pertença de toda a comunidade de microbiólogos. Por isso, esperamos pelo contributo de novos membros ativos que se pretendam juntar à equipa! Contamos ainda com a contribuição de todos para a produção e envio de conteúdos relevantes (entradas do blog, fotografias, textos, páginas de interesse, materiais educativos). Basta para isso enviá-los para o e-mail intmicroday@outlook.com ou para qualquer das redes sociais do dia, por mensagem privada. O tratamento do material recebido e a sua publicação estará sujeita a decisões editoriais.

Na contagem decrescente para o dia, a SPM encontra-se a divulgar os trabalhos premiados no concurso “Comunicação de Ciência em Microbiologia” de 2019 e vai lançar o concurso de 2020. Vai também iniciar a divulgação de palestras gravadas de edições anteriores do Dia Internacional do Microrganismo em Portugal. Essa divulgação ocorrerá nos websites da SPM e no blog em português do IMD, em conjunto com o importante Boletim SPM sobre SARS CoV-2/Covid-19.

Ajude-nos a preparar o dia com as suas sugestões e disponibilidade. No próximo dia 17 de Setembro, venha celebrar connosco. Visite e participe nas nossas páginas no Twitter, Facebook e Instagram.

 

A todos desejo saúde e confiança na Microbiologia.

Isabel Sá Correia
Presidente da SPM