Concurso Comunicação de ciência em microbiologia, Dia Internacional do Microrganismo

Divulgação de ciência: “Monstrinhos Resistentes”

Nota prévia: No passado dia 7 de dezembro foram anunciados os vencedores da primeira edição do concurso promovido pela SPM “Comunicação de ciência em microbiologia”, na sessão de encerramento do Microbiotec’19. Foram recebidos 43 trabalhos, distribuídos pelas duas categorias em concurso: público em geral e júnior. Hoje, a SPM divulga na íntegra o vencedor da categoria júnior. vencedores.

 

Por Ana Sofia Duarte e Sara Costa: Com a imagem apresentada pretendemos dar a conhecer o conceito de transferência horizontal de genes, capacidade especialmente relevante no contexto da disseminação de resistência bacteriana a antibióticos. Esta participação tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para uma utilização correta e contida dos antibióticos.

monstrinhosresistentes

Legenda: As bactérias são seres vivos muito simples, de tamanho microscópico e podem ser encontradas em diversos ambientes. As bactérias que vivem no nosso intestino são essenciais no processo digestivo dos alimentos e absorção dos nutrientes. Contudo, outras bactérias causam doenças e o nosso organismo necessita da ajuda dos antibióticos (medicamentos que só devem ser usados para tratar infecções de origem bacteriana) para eliminar essas bactérias.

 

Vencedor (categoria Júnior) da 1º Edição do Concurso “Comunicação de ciência em microbiologia.

Autores: Ana Sofia Duarte e Sara Costa (Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Medicina Dentária e Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde).