Noticias gerais

COVID-19 – Órdem dos Biológos promove bolsa de voluntários para a realização de testes de diagnóstico

A Ordem dos Biólogos tem desenvolvido esforços para veicular informação útil, rigorosa, acessível, para reduzir o alarmismo e para informar as pessoas, na sua maioria não especialistas em ciências biológicas e em saúde, sobre questões relacionadas com o vírus SARS-CoV-2 e com a doença COVID19. Através dos nossos meios informáticos incluindo as redes sociais e em colaboração com outras instituições, como a Agência Ciência Viva, temos desenvolvido esforços para responder às dúvidas dos cidadãos e, mais importante, reencaminhado o leitor para os sítios da internet das autoridades oficiais, onde podemos encontrar recomendações actualizadas sobre os melhores procedimentos para nos mantermos mais afastados de situações de maior risco.

Um dos mais importantes passos neste período de crise é testar as pessoas suspeitas de infecção, testando a presença ou ausência do novo coronavírus. Esse processo laboratorial sofisticado passa pela recolha de amostras do suspeito e envio para laboratórios especializados para análise por técnicas de RT-PCR que, na maioria dos casos, são realizadas por biólogos, bioquímicos e outros licenciados de ciências biológicas e farmacêuticas.

O número de testes a realizar não pára de aumentar e de acordo com os dados disponíveis prevê-se que aumentará exponencialmente nas próximas semanas, podendo esgotar as capacidades dos laboratórios de diagnóstico em Portugal e verdadeiramente em todo o Mundo. Existem 3 factores limitantes principais para a realização de testes:

Recursos humanos;

Equipamento (principalmente termocicladores para RT-PCR)

Reagentes (Testes)

A Ordem dos Biólogos, bem como todas as outras Ordens profissionais da área da saúde, tem desenvolvido esforços junto do Ministério da Saúde e em estreita articulação com a Sr.ª Ministra da Saúde e o Sr. Secretário de Estado da Saúde, no sentido de minorar estas situações de constrangimento dos recursos disponíveis. Para tal, a Ordem dos Biólogos está a criar uma BOLSA DE VOLUNTÁRIOS que se ofereçam para trabalhar graciosamente durante alguns dias neste período de maior exigência, com os colegas dos laboratórios de diagnóstico em todo o país que, ou porque têm funcionários em quarentena ou porque alguns dos funcionários têm que permanecer em casa para acompanhar filhos menores cujos infantários, creches ou escolas fecharam, se veem com dificuldades em manter o funcionamento dos seus serviços.

Neste momento em que muitas Universidades, Politécnicos, Laboratórios de Estado e Centros de Investigação se encontram encerrados ou a trabalhar em serviços mínimos, existem seguramente muitos colegas biólogos, bioquímicos e afins, a desempenhar funções técnicas ou de investigação, com vasta experiência em genética molecular, muito particularmente em PCR e RT-PCR, que estão mais disponíveis e podem dar um inestimável contributo para ajudar aqueles que mais precisam neste momento.

De igual modo iremos contactar os directores e presidentes das Instituições para disponibilizarem durante alguns meses a estes institutos que tanto necessitam, mais meios técnicos, como equipamento de RT-PCT (Real Time PCR) que não estejam a ser utilizado para trabalhos urgentes.

Seja solidário. Ofereça o seu tempo, a sua capacidade e a sua experiência, para ajudar aqueles que incansavelmente trabalham para a segurança de todos nós.

COMO POSSO AJUDAR?

1 – Preencha o formulário de Bolsa de voluntários para laboratórios de genética molecular – SARS-CoV-2 / COVID 19 nestes links

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.