Actividades SPM

Assim foi… o Microbiotec’19

Com mais um ano impar, veio também mais um MicroBiotec. O recente congresso MicroBiotec’19 promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e a Sociedade Portuguesa de Biotecnologia (SPB) decorreu entre os dias 5 e 7 de Dezembro de 2019 no edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), no Polo II, da Universidade de Coimbra (UC).
A edição deste ano foi a mais participada da história do MicroBiotec, tendo contado com 509 participantes maioritariamente Portugueses mas também de outras 16 nacionalidades. Durante os três dias de congresso decorreram intensas e estimulantes discussões científicas abordando diversos conteúdos científicos organizados em 12 áreas temáticas, com destaque para o recém-criado simposio em Comunicação em Ciência que registou grande receptividade e a consolidação do simpósio das Coleções de Cultura. A biotecnologia em Portugal representada por empresas nacionais de renome foi também tema de debate. O programa contou no total com 5 conferências plenárias de investigadores internacionais, 12 conferências temáticas, 41 apresentações orais seleccionadas, 37 apresentações orais flash e 458 pósters. Associado ao MicroBiotec´19 funcionou ainda uma sessão de debate (“Hot topics in Microbiology”) com a presidente da Sociedade Americana de Microbiologia, Prof. Michele Swanson, e alunos da FCTUC.
A organização contou com o patrocínio da Federation of European Microbiological Societies (FEMS), com atribuição de 19 bolsas para participação no congresso e de 14 entidades patrocinadoras, incluindo 9 empresas com exibição comercial. Destaca-se ainda o contributo da Universidade de Coimbra por parte do Departamento Ciências da Vida e da Faculdade de Ciências e Tecnologia com atribuição de 10 bolsas a estudantes da UC.

A finalizar o congresso houve lugar à sessão de homenagem, com atribuição do prémio de carreira Professor Nicolau van Uden, atribuído pela SPM, à Prof. a Helena Santos. Na sessão de encerramento foram ainda premiadas as melhores comunicações em painel e também a entrega de prémios aos vencedores do 1º concurso “Comunicação de ciência em microbiologia”, promovido pela SPM.
O programa científico foi ainda complementado por um vasto programa social, o qual incluiu, uma primeira “welcome reception”, o “Porto de Honra”, 4 coffee breaks, 2 almoços e o Jantar de Gala na Quinta das Lágrimas.
O MicroBiotec’19 foi assim e uma mais uma vez um encontro científico notável, tendo demonstrado a imensa actividade da comunidade científica nas áreas de microbiologia e biotecnologia. Uma listagem dos vários prémios atribuídos aos melhores posters pode ser consultada aqui.

 

(Texto por Paula Morais (com o grupo de Micro Ambiental UC) & Jorge Rocha )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.