Dia internacional do microganismo: reunião de trabalho no dia 21 de Maio (Lisboa)

Caros membros da SPM,

Em 2017, A Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) empenhou-se na organização de uma muito bem sucedida edição zero do Dia Internacional do Microrganismo que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento a 17 de Setembro (http://groups.ist.utl.pt/bsrg/site/MICROORGANISM_DAY_REPORT.pdf ).  A partir dessa data, a promoção e comemoração anual do Dia Internacional do Microrganismo faz parte das atividades estratégicas da Direção da SPM.

O Dia Internacional do Microrganismo tem por objetivo consciencializar os jovens e a sociedade em geral para o papel essencial que uma multidão invisível de seres vivos muito diversos desempenha nas nossas vidas bem como as suas potencialidades como fábricas celulares eficientes e versáteis. Pretende também promover e valorizar a atividade profissional na área da Microbiologia. Tal como em 2017, a organização do Dia Internacional do Microrganismo 2018 será apoiada pela SPM em colaboração com a Ordem dos Biólogos, a Comissão Nacional da UNESCO e a Agência Ciência Viva. Esperamos ainda contar de novo com o apoio ativo das Unidades de Investigação e Instituições de Ensino Superior.

O dia 17 de Setembro foi instituído como o Dia Internacional do Microrganismo por corresponder à data, no ano de 1683, em que o holandês Anton van Leeuwenhoek enviou uma carta à Royal Society of London descrevendo, pela primeira vez, microrganismos em movimento, numa placa dentária.  Foi van Leeuwenhoek que construiu e desenvolveu os seus próprios microscópios, aperfeiçoando as lentes do sistema ótico. Alcançada a vida microscópica, estavam lançadas as bases da Microbiologia.

Este ano, estamos a realizar todos os esforços para que o Dia Internacional do Microrganismo seja na verdade comemorado internacionalmente, principalmente através das sociedades de microbiologia europeias que fazem parte da FEMS. As atividades, a realizar de forma descentralizada em vários Países, decorrerão usando o logotipo unificador que utilizamos na edição de 2017  e em torno de 2 tópicos agregadores:

  • “Microbes and the fascination for the invisible’ Os micróbios e o fascínio pelo invisível.
  • The role of microbes towards a sustainable Bioeconomy” Os Micróbios e a Bioeconomia

 

Em 2018, o dia 17 de Setembro é uma segunda-feira pelo que o espaço de exposição do Pavilhão do Conhecimento estará encerrado. Por esta razão, as várias atividades que, em 2017, decorreram centradas nesse espaço em Lisboa, convidando à descoberta e exploração do mundo vivo microscópico, não poderão ter lá lugar este ano.

A Sociedade Portuguesa de Microbiologia convida de novo a comunidade de microbiólogos membros da sociedade a contribuir para o sucesso do Dia Internacional do Microrganismo 2018. Para planear e coordenar as atividades a decorrer, de forma descentralizada nas Instituições que aderirem, venho convidar os voluntários, em representação de Instituições, para uma reunião no Instituto Superior Técnico, pelas 14:30 do dia da Assembleia Geral da SPM, 21 de Maio.

Venha ajudar a comemorar o Dia Internacional do Microrganismo 2018!

Isabel Sá-Correia

Presidente da SPM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.