Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Prémio Professor Nicolau van Uden 2015, atribuído a Milton da Costa, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra

O prémio Professor Nicolau van Uden, atribuído a cada dois anos, foi estabelecido pela Direção da Sociedade Portuguesa de Microbiologia, com vista a reconhecer a carreira de um Microbiólogo com relevo internacional e nacional, com um historial excecional de realizações científicas, uma elevada capacidade de orientação de jovens microbiólogos, e cujo trabalho tenha tido um forte impacto no desenvolvimento da Microbiologia em Portugal.

milton3

Os primeiros laureados com o prémio Professor Nicolau van Uden foram as Professoras Hermínia de Lencastre e Cecília Leão. Este ano, o laureado é o Professor Milton da Costa, Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e Diretor do Laboratório de Qualidade Microbiológica, do Centro de Neurociências e Biologia Molecular do BIOCANT, em Cantanhede. Este prémio é também um tributo ao Professor Nicolau van Uden, diretor do Departamento de Microbiologia do Instituto Gulbenkian de Ciência e dos Estudos Avançados de Oeiras entre 1969 e 1991, e que influenciou profundamente a comunidade científica e académica Portuguesa na áreas das Ciências da Vida e da Biotecnologia.

O Professor Milton da Costa nasceu em Bustos, Oliveira do Bairro. Filho de imigrantes nos E.U.A., obteve a sua Licenciatura em Zoologia pela University of Arizona (1969), seguido do Mestrado em Biologia pela Northern Arizona University (1972) e Doutoramento em Microbiologia pela Indiana University (1977). Em 1978 começou as suas funções como Professor Auxiliar no Departmento de Zoologia, na Universidade de Coimbra.

milton2.png

Milton da Costa foi presidente da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) (1996-2002) e, desde 2011, é o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da SPM. Assumiu também o prestigiado cargo de Vice-presidente (2004-2007) e Presidente (207-2010) da Federação Europeia das Sociedades de Microbiologia (FEMS). Foi membro fundador da Academia Europeia de Microbiologia (desde 2008). Mais recentemente, participou na Direção da Mediterranean Science Commission-CISEM (2009-2014). Desde 2014, com o apoio da SPM, é o Presidente da Comissão Internacional de Systemática de Procariotas.

É, presentemente, Editor ou membro do corpo editorial das revistas científicas Extremophiles; Systematic and Applied Microbiology; Research in Microbiology, Environmental Microbiology; e Microbial Biotechnology.Durante a sua carreira da Universidade de Coimbra, Milton da Costa leccionou Microbiologia Geral e Infecção e Imunidade.

Os seus interesses de investigação são vários e incluem a diversidade de bactérias termofílicas, a microbiologia de fontes de água mineral e a biossíntese de solutos compatíveis entre bactérias e arqueobactérias. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou 15 projetos nacionais e 10 europeus.

Milton da Costa orientou  dezassete estudantes de doutoramento e é autor de mais de 200 artigos científicos publicados em revistas internacionais ou em livros científicos. É co- autor de 6 patentes.

Recebeu o prémio de investigação e ensino da Sociedade Espanhola de Microbiologia (2009) é membro honorário da Sociedade Búlgara de Microbiologia (2010) e em 2014 (Int J Syst Evol Microbiol) uma nova espécie bacteriana foi denominada, em sua homenagem, Chitinophaga costaii.

milton1.png

Foi convidado para proferir 35 comunicações orais em congressos internacionais, nomeadamente durante os congressos IUMS, FEMS e ALAM

Tal como a Direção da SPM; também o jornal Notícias de Bustos considera excecional a sua carreira internacional no campo da Microbiologia bem como o seu profundo envolvimento na atividades culturais da sua terra natal. É pois “um extremófilo de Bustos”.

Isabel Sá Correia,
Presidente da SPM

Visualize aqui a apresentação efectuada pelo professor Milton Costa, durante o Microbiotec15 (em inglês)

Visualize aqui a apresentação efectuada pela professora Isabel Sá Correira, durante o Microbiotec15 (em inglês)

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 23/02/2016 by in Actividades SPM, Noticias gerais.

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: