Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Tributo ao Professor António Correia

Foi com profundo pesar que nos despedimos do Professor António Correia.

António Carlos Matias Correia era Professor Catedrático na Universidade de Aveiro, desde 2010. Fez a sua licenciatura em Biologia na Universidade de Lisboa e integrou o corpo docente da Universidade de Aveiro em 1983, como Assistente. No seu percurso como docente e investigador teve grande relevância o período em que frequentou a Universidade de Léon (Espanha) no âmbito do seu Doutoramento. Nessa etapa contactou com tecnologias de Biologia Molecular e definiu os seus interesses de investigação. A sua tese intitulada “Biologia Molecular de Corinebactérias Produtoras de Aminoácidos: Análise do Genoma de Brevibacterium lactofermentum ATCC 13869” foi defendida em Aveiro em Novembro de 1995, com Distinção e Louvor.

 

427799473937008

A sua dedicação ao ensino e o seu especial talento para comunicar são reconhecidos pelos colegas mas sobretudo pelas várias gerações de alunos. No Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde lecionava disciplinas nas áreas da Microbiologia e Genética, era conhecida a sua capacidade para cativar e inspirar alunos, enchendo salas de aulas e moldando os percursos profissionais de quem o ouvia. Muitos são os ex-alunos que reconhecem que a opção pelo estudo da Microbiologia ou Biologia Molecular foi incitada nas aulas do Professor António.

A investigação era outra das suas paixões. Integrava a unidade de investigação Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, sendo fundador e líder do Microlab, o Laboratório de Microbiologia do Departamento de Biologia. O Microlab é atualmente o maior grupo de Microbiologia da UA, com mais de 40 membros, dos quais mais de 10 doutorados. Os interesses de investigação diversificaram-se ao longo dos anos: atualmente, o Microlab desenvolve projetos em diferentes áreas que abrangem a Microbiologia Ambiental, a Micologia e a Microbiologia e Saúde. O sucesso da carreira científica do António Correia é bem patente em mais de uma centena de artigos científicos publicados, mas também patentes, prémios, e dezenas de alunos orientados.

Foto1

Como líder do Microlab o Professor António será sempre lembrado pelos seus conhecimentos abrangentes, que partilhava com muito gosto e entusiasmo, dando segurança e estímulo a cada membro do grupo. Para os seus colaboradores o António será para sempre um exemplo inspirador pela sua seriedade e respeito pela ciência e pelo ensino. Todos conheciam a coragem e teimosia com que ignorava as limitações impostas pela doença com que convivia desde o ano 2000. Era com entusiasmo contagiante que abraçava cada novo desafio, apoiando sempre as experiências mais arriscadas e o desenvolvimento de projetos diferenciadores. Apesar de sempre ter fomentado a autonomia dos seus colaboradores, as conversas com o “Chefe” (como era carinhosamente tratado), eram um hábito que todos gostavam de manter.

Guardaremos a saudade, o carinho e os ensinamentos. Foi um enorme privilégio. Obrigado!

O Microlab

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 22/01/2016 by in Noticias gerais.

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: