Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Assim foi… o Microbiotec’15

O MicroBiotec’15, promovido conjuntamente pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia e pela Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, foi este ano organizado pelo Laboratório Hercules da Universidade de Évora.O congresso decorreu de 10 a 12 de Dezembro de 2015, no edifício principal da Universidade, o Colégio do Espírito Santo. Este edifício, Património Mundial da Humanidade, foi construído na primeira metade do século XVI tendo ai funcionado a Universidade de Évora a partir de 1559, por ordem do Cardeal-Rei D. Henrique, até à expulsão dos Jesuítas no final do Séc. XVIII.

A edição deste ano do MicroBiotec contou com a presença de cerca de 360 participantes, envolvendo investigadores de todas as Universidades Portuguesas que trabalham nestas áreas e investigadores de cerca de quarenta países diferentes. Funcionou com 7 áreas temáticas: Industrial & Food Microbiology Biotechnology, Environmental Microbiology & Biotechnology, Health Microbiology & Biotechnology, Molecular Microbiology & Microbial Physiology, Bioprocess Engineering, Cellular Microbiology & Pathogenesis; Genomics & Systems Biology, envolvendo sessões plenárias com especialistas internacionais e 19 tópicos de enquadramento científico, com keynotes de representantes de grupos de referência em Portugal.

Contou ainda com várias firmas comerciais que estiveram presentes com equipamentos de demonstração.

Associado ao MicroBiotec funcionaram também dois workshops “The Biotechnological Potential of Microbiology in Portugal – Present and Future Challenges”, promovido pela sociedade Americana de Microbiologia, e “BiValBi: Biotechnologies to Valorize the regional food Biodiversity in Latin America”

Diversos investigadores foram distinguidos pela qualidade dos seus trabalhos com a atribuição dos seguintes prémios:

MICROBIOTEC’15 Best Poster Presentation Prizes – atribuído pela SPM e SPBT aos melhores trabalhos apresentados em painel em cada uma das sessões.

Prémios no valor unitário de 250 euros atribuídos pela SPM (4 prémios) e pela SPBT (4 prémios) às melhores comunicações apresentadas em cada uma das áreas temáticas do Microbiotec. A atribuição dos prémios foi da responsabilidade de um júri que integrava membros das Direções das duas Sociedades, após pré-seleção, e respetivo parecer, emitido pelos moderadores de cada uma das sessões das diversas áreas temáticas do congresso.

Oral Presentation Prize- atribuído à melhor comunicação oral selecionada a partir dos resumos apresentados, patrocinado pela AlfaGene.

Prémio no valor de 1000 €, subsidiado pela empresa Alfagene, atribuído pela Direção da SPM ao melhor trabalho ou comunicação no âmbito científico da Microbiologia, apresentado no MicroBiotec por um participante com idade inferior a 35 anos. O júri do prémio incluiu membros da Direcção da SPM e especialistas em Microbiologia, após pré-seleção, e respetivo parecer, emitido pelos moderadores das sessões das diversas áreas temáticas do congresso.

American Society of Microbiology Prizes. A ASM premiou cinco trabalhos apresentados durante o Microbiotec 15.

Professor Nicolau van Uden Prize, atribuído pela sociedade portuguesa de microbiologia. Trata-se de um prémio de carreira, atribuído a um investigador pela sua contribuição no campo da microbiologia.

Durante os 3 dias, o programa proporcionou uma oportunidade única para o debate, discussão e troca de ideias para explorar os novos desafios da biotecnologia e Microbiologia.

(Texto por Teresa Caldeira e Jorge Pedrosa)

2 comments on “Assim foi… o Microbiotec’15

  1. Boa tarde,
    O artigo resume o que foi o evento, contudo, penso que poderia ter sido completado com os nomes dos vencedores dos vários prémios.
    Obrigado
    Sem mais
    Cristiano Pedroso Roussado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17/12/2015 by in Actividades SPM, Noticias gerais, Reuniões Científicas.

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: