Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Editorial #2

Cara/o membro da Sociedade Portuguesa de Microbiologia,

É com o maior prazer que a/o venho informar sobre as recentes alterações que a Direção da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) e a do Magazine da SPM entenderam por bem fazer de modo a tornar a informação disponível no sítio da SPM e do Magazine da SPM mais acessível, apelativa e útil.

No âmbito da sua missão, a SPM tem-se empenhado, nos últimos anos, em dinamizar as suas atividades, aproximando-se quer dos seus sócios quer da comunidade em geral. Neste sentido, em Agosto de 2012 lançou o Magazine, publicado on-line, três vezes ao ano e com um formato pré-definido, composto por artigos científicos, notícias, destaques a teses de doutoramento concluídas e entrevistas a profissionais da Microbiologia. Decorridos três anos e sete números, chegou o momento de fazer uma reflexão sobre o Magazine, sobretudo sobre o seu papel junto dos sócios e da comunidade. Conscientes da permanente avalanche de informação com que somos confrontados todos os dias e que nos chega por diversas vias, achámos que o Magazine deveria trilhar um novo caminho que permitisse reforçar a ligação com os seus potenciais leitores e, ao mesmo tempo, ocupar um espaço bem definido e sem grandes interseções com outras publicações na área da Microbiologia. Foi com esta convicção que avançámos para o modelo agora proposto – um Magazine para divulgar a Microbiologia feita em Portugal e também noutras partes do mundo que, por diferentes razões, connosco se identificam, escrito por especialistas, num estilo leve e claro e acessível ao cidadão comum. Temos consciência de que pedir aos nossos autores que escrevam num estilo quase jornalístico constitui um desafio, mas é também uma forma de partilhar com outros públicos o seu saber e as suas experiências. Esperamos que os Microbiólogos nacionais recebam este desafio com tanto entusiasmo como nós aqui hoje o lançamos. Como parte deste repto, a Direcção da SPM terá o maior prazer em sortear entre os jovens Microbiólogos, que foram autores no passado ou o serão nos próximos meses, de artigos publicados ou a publicar no Magazine, ofertas de inscrição no MicroBiotec 2015. Habilite-se!

premio

A par da alteração do estilo do Magazine, outras mudanças se impunham. Concretamente havia que dinamizar o sítio on-line e rever a sua periodicidade. E assim, o Magazine fez as malas e mudou-se para o sítio da SPM, onde agora habita, e os conteúdos, artigos, notícias, entrevistas deixaram de ter dia ou hora marcada para sair. Quer isto dizer que, sempre que haja novos conteúdos, talvez uma vez por mês ou de dois em dois meses, os nossos sócios serão notificados e convidados a aceder ao espaço do Magazine. Com este novo hóspede, também o sítio da SPM fica mais rico e mais dinâmico.

Por fim, em nome a Direção da SPM, uma palavra de um elevado e sincero reconhecimento, à Diretora Executiva do Magazine, Célia Manaia pelo seu envolvimento e empenho na construção e contínua melhoria do Magazine da SPM. Esse reconhecimento é ainda devido ao Nuno Cerca que, desde 2012 é o administrador competente, sempre atento e disponível, dos sítios da SPM e do Magazine. Obrigada também à Raquel Sá-Leão, uma das jornalistas de serviço que nos tem brindado com gostosas entrevistas e a todos os que também contribuíram para a concretização desta nova etapa do sítio SPM-Magazine, nomeadamente ao Sérgio Filipe e Diogo Proença. Em nome de todos os que têm usufruído da informação on-line oferecida pela SPM, o nosso reconhecimento aos muitos que, desde 2012, contributiram para a sua produção e disponibilização.

Nesta nova etapa que agora começa, queríamos lembrar-lhe que o Magazine só poderá continuar a ser uma realidade e a ter visibilidade, vida e impacto a nível nacional, se puder contar com a colaboração dos sócios da SPM, como autores, leitores e disseminadores dos conteúdos. Contamos pois continuar a contar com o seu apoio!

Saudações cordiais
Isabel Sá-Correia
Presidente da SPM

Information

This entry was posted on 09/03/2015 by in Magazine SPM and tagged .

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: