Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Cecília Arraiano eleita para a Academia Americana de Microbiologia

Cecília Arraiano, coordenadora do grupo Controlo da Expressão Génica do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa (ITQB-UNL), foi recentemente eleita para a Academia Americana de Microbiologia (AAM).

É a primeira vez que um cientista português integra este órgão que conta com cerca de 2700 cientistas de renome eleitos ao longo dos últimos 50 anos.

Os membros da AAM constituem um recurso importante e único da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM). Servem como embaixadores para o campo da microbiologia, designados pelos seus pares, e representam as diferentes facetas desta área, incluindo as vertentes básica, clínica, de pesquisa, ensino, saúde pública e indústria.

O processo de eleição de um membro da AAM tem várias fases. Os candidatos só podem ser propostos por um outro membro da Academia, com o apoio de outros dois membros ativos. Os critérios que norteiam esta proposta são a originalidade e a excelência científica do trabalho realizado ao longo da sua carreira, os elevados padrões éticos bem como as provas de liderança e de realização académica e criativa. A proposta é então analisada pela Comissão de Eleições que escolhe os melhores candidatos para serem avaliados pelo Comité de Governo. Os candidatos selecionados neste última fase são depois publicamente nomeados no congresso geral da Sociedade Americana de Microbiologia, que no ano corrente se realizará a 20 de Maio em Boston.

Esta eleição vem reconhecer o contributo que a nossa colega, que era já embaixadora da ASM em Portugal, tem dado para o desenvolvimento da Microbiologia, nomeadamente através do estudo da expressão génica em microrganismos modelo, em particular dos processos dependentes de moléculas de RNA.

Cecília Arraiano licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Como bolseira Fulbright fez o Doutoramento em Genética nos Estados Unidos da América, na Universidade da Geórgia. Convidada a regressar a Portugal, após o seu pós-Doutoramento, para coordenar um grupo de investigação no ITQB-UNL, tem-se destacado no estudo da biologia do RNA.

É membro eleito do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa e Presidente da Sociedade Portuguesa de Genética. Foi eleita membro da EMBO em 2008 e membro da Academia Portuguesa de Ciências em 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 21/04/2014 by in Magazine SPM and tagged .

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: