Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Prémio Professor Nicolau van Uden 2013, atribuído a Cecília Leão, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Minho

O prémio Professor Nicolau van Uden, recentemente instituído pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), é concedido a cada dois anos, durante o Congresso Nacional da Sociedade. Destina-se a microbiólogos reconhecidos nacional e internacionalmente pela sua investigação, orientação e formação de outros microbiólogos e contribuição para o desenvolvimento da Microbiologia em Portugal. O premiado, nomeado pela Direção da SPM, recebe um diploma pessoal, um cartão de ouro de membro da Sociedade e o título de Membro Honorário da SPM. O laureado recebe a isenção vitalícia de pagamento de quotas da SPM, bem como de taxa de inscrição em reuniões organizadas pela SPM.

Este prémio carreira em Microbiologia é também um tributo da SPM ao Professor Nicolau van Uden, o primeiro professor de Microbiologia da Universidade Nova de Lisboa e diretor do Departamento de Microbiologia do Instituto Gulbenkian de Ciências, em Oeiras (1969-1991). Durante 2 décadas, foi o diretor dos Estudos Avançados de Oeiras, um programa de cursos internacionais intensivos que providenciou formação avançada a várias gerações de cientista nacionais e estrangeiros, em particular na área de Ciências da Vida. Van Uden influenciou profundamente a comunidade académica e científica nacional e é, direta ou indiretamente, o inspirador mentor científico de várias gerações de biologistas de leveduras em várias Universidades e Unidades de Investigação Portuguesas.

O laureado do Prémio Professor Nicolau van Uden 2013 é a Professora Cecília Leão, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Minho (UM). Cecília Leão ingressou no Departamento de Biologia em 1977. Em 1979 iniciou o seu doutoramento no laboratório de Microbiologia do Instituto Gulbenkian de Ciências, sob o tema ” Toxicidade de etanol em Saccharomyces cerevisiae: mecanismos e alvos da ação” sob orientação direta do Prof van Uden. O tema do seu Doutoramento, concluído em 1984, é ainda hoje um tópico de investigação de grande relevância.

Ao longo da sua carreira académica na Universidade do Minho, a Prof. Cecília Leão dirigiu o Departamento de Biologia e a Escola de Ciências, foi Vice- Reitora e, mais recentemente, é Diretora da Escola de Ciências da Saúde. De salientar também o papel que teve na formação avançada de investigadores na área da fisiologia de leveduras, entre os quais se incluem vários  Professores que continuaram o seu excelente trabalho no Departamento de Biologia e  que vêm desenvolvendo a Escola de Ciências da Saúde e outras Instituições nacionais. A Prof. Cecília Leão lançou ainda uma série de importantes ciclos de estudos na UM, entre elas as licenciaturas em Biologia, quando estava na Escola de Ciências, e em Medicina, já na Escola de Ciências da Saúde. A estes somam-se os cursos de pós-graduação, como é o caso dos Mestrados em Genética Microbiana Molecular e em Ciências da Saúde e os programas de Doutoramento em Medicina e em Ciências da Saúde. O seu trabalho científico tem sido dedicado à Biologia e Fisiologia de Leveduras, envolvendo o estudo de transportadores de nutrientes, os efeitos de compostos tóxicos com relevância em fermentação alcoólica, em particular o etanol e o ácido acético, em Saccharomyces cerevisiae eZygosaccharomyces bailii e sua relação com a produção de vinho. Os trabalhos de Cecília Leão e dos seus colaboradores têm tido elevado impacto entre a comunidade de biólogos e fisiologistas de leveduras. Presentemente, desenvolve a sua atividade de investigação na área de Microbiologia e Infeção do Instituto de Ciências da Vida e Da Saúde (ICVS).

Visualize aqui a apresentação efectuada pela professora Cecília Leão, durante o Microbiotec13 (em inglês)

Visualize aqui o discurso proferido pela professora Cecília Leão, durante o Microbiotec13 (em inglês)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 08/01/2014 by in Actividades SPM, Noticias gerais.

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: