Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Assim aconteceu…. no Microbiotec 2013

O Congresso Português de Microbiologia e Biotecnologia de 2013, do qual a Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) é uma das sociedades científicas promotoras, teve lugar na Universidade de Aveiro nos passados dias de 6 a 8 de Dezembro.

O encontro científico decorreu com elevada participação, evidenciada pelo número de inscritos: 428, dos quais 224 (52%) correspondem a participantes inscritos como estudantes. A percentagem de estudantes mostra o interesse que o encontro desperta nos mais jovens.

O programa científico incluiu 25 tópicos organizados em 8 áreas temáticas. Cada uma das áreas temáticas foi ilustrada por uma sessão plenária realizada no grande auditório da Universidade de Aveiro. Foram organizadas sessões paralelas que cruzaram tópicos de diferentes áreas temáticas em que foram explanados e discutidos trabalhos de investigação através 12 palestras principais (keynotes) e 44 comunicações orais. A estas contribuições há ainda que juntar 374 comunicações em painel que estiveram exibidas desde o primeiro ao último dia do congresso.

A SPM e a sua direção contribuiram fortemente para a qualidade científica do MicroBiotec’13, promovendo a presença em Aveiro de cientistas de reconhecido mérito internacional na domínio da Microbiologia, responsáveis pelas palestras plenárias: Sylvie Dequin (INRA, Montpellier), Craig Winstanley (Univ. de Liverpool), Edward Feil (Univ. de Bath) e Maria Mota (Inst. de Medicina Molecular, Univ. Lisboa).

As instituições portuguesas de investigação e ensino superior estiveram amplamente representadas, notando-se no entanto a ausência de participantes de instituições da Madeira e dos Açores. Embora de carácter nacional o encontro teve alguma dimensão internacional, contando com a participação de nacionais de 17 países vinculados a instituições da Europa, África, Ásia e da América do Sul.

A organização contou com o patrocínio da Federation of European Microbiological Societies (FEMS) e ainda de 20 patrocinadores empresariais. Estiveram presentes 12 empresas na exibição comercial. Houve também um contributo imprescindível de 20 estudantes das áreas da Biologia e da Química da UA, que asseguraram assistência às salas e à zona de afixação de painéis.

O espaço destinado à afixação dos painéis e à exibição comercial foi também usado para as pausas para café e para os almoços, facilitando o encontro e promovendo o contacto entre os diferentes intervenientes. O programa social incluiu um jantar em que estiveram presentes cerca de 300 pessoas.

A sessão temática Molecular Microbiology and Microbial Physiology foi associada à entrega do prémio de carreira Professor Nicolau van Uden, atribuído pela SPM e que este ano distinguiu a Prof.ª Cecília Leão da Universidade do Minho.

A SPM atribuiu ainda outros prémios, entregues na sessão de encerramento. O prémio “Tributo a Isabel Spencer-Martins”, destinado a doutorandos na área da Biologia de Leveduras, distinguiu a candidata Belém Sampaio-Marques que defendeu, em novembro 2012 na Universidade do Minho, a tese intitulada “The emerging role of autophagy/mitophagy in α-synuclein-induced toxicity: studies on the yeast chronological aging model”.

A SPM atribuiu um prémio para a melhor comunicação oral num dos tópicos de Microbiologia, patrocinado pela empresa Alfagene Foram distinguidos, ex-aequo, Nuno Mira (IBB-IST, Univ. de Lisboa) e Nuno Faria (ITQB, Univ. Nova de Lisboa). As comunicações premiadas  intitulavam-se, respetivamente, “The genome sequence of the food spoilage yeast Zygosaccharomyces bailii isa1307” e “Massive dissemination of methicillin resistant Staphylococcus aureus in bloodstream infection in Portugal: EMRSA-15 establishment and diversification”.

Foram também premiadas as melhores comunicações em painel em cada uma das 8 áreas temáticas. Os prémios SPM foram entregues a: Gabriela Trigo do ICVS/3B´s da Univ. do Minho (Innovative anti-microbial strategies against Buruli ulcer: bacteriophage therapy) na área temática Cellular Microbiology and Pathogenesis; Marco A. Coelho do CREM da Univ. Nova de Lisboa (Evolution of fungal mating systems: insights from red yeasts genomes) na área temática Genomics and Systems Biology.

Num ano difícil para a ciência em Portugal, o MicroBiotec’13 foi um encontro científico mobilizador, revelando empenho e entusiasmo da comunidade científica com uma forte componente de jovens cientistas.

(Texto por António Correia)

Information

This entry was posted on 14/12/2013 by in Actividades SPM.

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: