Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Universidade de Aveiro recebe o MicroBiotec’13 entre 6 e 8 de Dezembro

É a primeira vez que este congresso tem por base a cidade de Aveiro, que dispõe de excelentes ligações às principais cidades do país.

Um encontro científico com a dimensão do MicroBiotec é um momento mobilizador de investigadores e jovens estudantes dedicados à microbiologia e à biotecnologia. É também uma óptima oportunidade para colocar em contacto diferentes gerações de investigadores e grupos de investigação que em Portugal exercem a sua atividade em contextos de financiamento muito diversos e em redes de investigação organicamente muito diferentes. Apelamos à participação de todos os membros da SPM neste congresso.

mb13

A mais valia de qualquer congresso é, obviamente, o seu programa científico. Naturalmente, o programa científico do Microbiotec13 é supervisionado pelas Sociedades Portuguesas de Microbiologia e de Biotecnologia.

Numa linha de continuidade com o congresso realizado em 2011 em Braga, são mantidos os 25 tópicos de enquadramento científico dos trabalhos, os quais são englobados em 8 áreas temáticas, estando prevista uma sessão plenária por cada uma delas.

Estão planeadas sessões interdisciplinares entrecruzando áreas temáticas. A organização típica de cada um dessas sessões prevê: uma keynote, normalmente a cargo de representantes de grupos de referência em Portugal; comunicações orais curtas, a escolher pela Comissão Científica entre os resumos propostos; apresentações rápidas de posters, reservadas a estudantes ou jovens investigadores. O idioma de comunicação é o Inglês.

Detalhando, as 8 areas temáticas são as seguintes: S1 – Industrial and Food Microbiology and Biotechnology; S2 – Environmental Microbiology and Biotechnology; S3 – Health Microbiology and Biotechnology; S4 – Molecular Microbiology and Microbial Physiology; S5 – Bioprocess Engineering; S6 – Cellular Microbiology and Pathogenesis; S7 – Genomics and Systems Biology; S8 – Emergent technologies.

Vivemos um período em que a contenção de custos é um factor determinante no que respeita à organização de qualquer evento. Neste sentido, a Universidade de Aveiro, no ano em que celebra o seu 40º aniversário, dá um contributo que é de realçar, disponibilizando as suas instalações para a realização deste encontro.

A organização recebe também um apoio importante da Federation of European Microbiological Societies (FEMS) e da ação COST EP4Bio2Med. Estes apoios permitem a construção de um programa científico que inclui a presença de vários palestrantes vindos de outros países e de grande projeção internacional.

No âmbito do congresso, realizam-se assembleias gerais de cada uma das sociedades científicas. Está previsto um programa social que inclui um jantar na noite de sábado e sessões de divulgação científica.

por António Correia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 30/07/2013 by in Magazine SPM and tagged .

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: