Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Microbial Resource Research Infrastructure – MIRRI

MIRRI – Microbial Resource Research Infrastructure é um novo projeto, de fase preparatória e a 3 anos do 7º programa quadro, incluído no roteiro para a Estratégia Europeia para as Infraestruturas de Investigação (ESFRI). Este projeto junta os Centros de Recursos Microbiológicos (CRM) Europeus e as partes interessadas (ou seja, os seus clientes, os decisores políticos, os potenciais financiadores e todas as iniciativas envolvendo a investigação microbiana) com o objetivo de facilitar o depósito de material microbiano relevante e melhorar o seu acesso para incrementar a qualidade dos recursos microbiológicos dentro de um quadro legal apropriado e, assim, fortalecer e fomentar a investigação das ciências da vida (www.mirri.org).

Recursos biológicos, como os microrganismos e seus derivados, são o material base essencial para o avanço da biotecnologia, saúde humana e, investigação e desenvolvimento nas ciências da vida. O projeto MIRRI é um projeto transversal e está implicado em quase todos os setores da biotecnologia. Ele permitirá a compreensão do papel da diversidade microbiana nas áreas da fertilização dos solos, na alimentação e agricultura e, ainda, na produção de novos alimentos. Produtos derivados dos microrganismos incluem drogas, antibióticos, biopesticidas, biomassa (single cell proteins) e enzimas industriais. Por seu turno, o uso direto dos microrganismos inclui o biocontrolo, a produção de biocombustíveis e, ainda, o seu uso como alimentos. Uma melhor gestão destes recursos levará a um maior número de descobertas em todas as áreas das ciências da vida, incluindo a da saúde.

A Europa tem cerca de 60 coleções de serviços no domínio microbiano em 26 países europeus que estão organizadas sob a égide da ECCO (European Culture Collections’ Organisation). Em conjunto, estas coleções fornecem acesso a mais de 350.000 estirpes microbianas. Todas estas coleções de serviços são candidatas a aderir a esta infraestrutura. O projeto MIRRI teve início em Novembro de 2012 e é constituído por 16 parceiros de 11 países. A coleção de fungos filamentosos Micoteca da Universidade do Minho (MUM, www.micoteca.deb.uminho.pt) é um destes parceiros e também lidera um dos workpackages do projeto. A coleção de leveduras Portuguese Yeast Culture Collection (PYCC, http://pycc.bio-aware.com/) é parceira complementar deste projeto, bem como outras coleções, organizações (e.g., APBio, www.apbio.pt) e sociedades/associações científicas (e.g., SPM, SPBT e ASPOMM) já mostraram interesse e apoio a esta iniciativa.

Finalmente, o projeto MIRRI vai-se centrar na governação e estrutura desta infraestrutura, onde os aspetos técnicos, legais e financeiros serão trabalhados. Irá também fazer a ligação entre a comunidade dos CRM e os seus clientes, decisores políticos e potenciais financiadores. Todas estas atividades serão construídas tendo por base: 1) os princípios definidos para as boas práticas pelo Grupo de Trabalho em CRM da OCDE; 2) o conhecimento criado acumulativamente pelos projetos financiados pela UE como o CABRI (www.cabri.org), EBRCN (www.ebrcn.net) e EMbaRC (www.embarc.eu); 3) o Projeto Demonstrativo GBRCN (www.gbrcn.com) que foi recentemente financiado pelo Ministério Federal Alemão para a Educação e Investigação (BMBF); e, 4) as atividades científicas voluntárias de redes de coleções como a WFCC (World Federation of Culture Collections) e a ECCO.

por Nelson Lima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27/12/2012 by in Magazine SPM and tagged .

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: