Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Cianotrilhos – interface de divulgação científica sobre a ocorrência de cianobactérias em Portugal

As cianobactérias são procariotas que possuem pigmentos fotossintéticos, característica que as torna competidoras diretas das microalgas. Assim, fatores como o aumento da temperatura e combinações de nutrientes desfavoráveis para as microalgas, conduzem à proliferação massiva das cianobactérias, que formam blooms esverdeados (mais ou menos evidentes, dependendo da espécie dominante), principalmente em sistemas lênticos de água doce (com elevados tempos de residência). Muitos destes blooms provaram ser dominados por estirpes tóxicas, com sérios riscos para a Saúde Pública. A Organização Mundial de Saúde já estabeleceu níveis máximos recomendados para toxinas como a microcistina-LR (mais comum e cuja toxicidade pode ter efeitos agudos ou crónicos, dependendo da severidade e/ou da duração da intoxicação). Na realidade portuguesa, desde há décadas, tem havido registo de um aumento da frequência de blooms cianobacterianos. No entanto, poucas revisões recentes têm sido efetuadas, englobando as diversas vertentes associadas à ocorrência desses blooms.

Desde 2007 que existe uma interface web (http://cianotrilhos.web.ua.pt) cujo principal objetivo, na sua génese, foi agrupar a informação existente e que se ia publicando na temática da ocorrência de blooms de cianobactérias em águas interiores (rios, albufeiras, lagoas, lagos) de Portugal Continental. A informação reunida inclui dados ecológicos e moleculares, organizados relativamente à situação geográfica onde foram registados.

Pretende-se que esta plataforma possa caminhar no sentido da divulgação dos problemas associados aos blooms cianobacterianos junto dos não-especialistas, nomeadamente a população escolar.

Contacto: Daniela Figueiredo (dfigueiredo@ua.pt)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27/12/2012 by in Magazine SPM and tagged .

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: