Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Cecília Arraiano eleita embaixadora da “AmericanSocietyofMicrobiology” em Portugal

Cecília Arraiano, coordenadora do grupo Controlo da Expressão Génica do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa (ITQB-UNL), foi eleita embaixadora da “American Society of Microbiology” (ASM) em Portugal.

A ASM é a maior e mais antiga organização existente na área das ciências da vida. Fundada em 1899, a sua composiçãocresceu de 59 cientistas para os mais de 39000 membros atuais. Mais de um terço destes exercem atividade fora dos Estados Unidos. Esta organização aceita como membros de pleno direito, candidatos que estejam interessados namicrobiologia e detenham pelo menos uma licenciatura ou experiência equivalente em Microbiologia ou áreas afins.

Existem atualmente 77 Embaixadores da ASM que nos seus respectivos países, servem como intermediários entre as suas comunidades e a ASM de modo a promover o avanço da microbiologia em todo o mundo.

Durante o seu mandatode três anos, esta nossa colega terá a responsabilidade de identificar ações prioritárias que permitam o avanço da microbiologia no nosso país; promover e explicar os benefícios da filiação na ASM; servir como elo de ligação entre a ASM e outras associações internacionais existentes em Portugal; identificar os interesses, necessidades, atividades e eventos possam enriquecer e ajudar a ASM em atingir os seus objectivos.

Esta eleição vem deste modo reconhecer o contributo que a nossa colega,que era até agora o elo de ligação entre a ASM e várias instituições do nosso país,tem dado no desenvolvimento da Microbiologia em Portugal.

Cecília Arraiano licenciou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universida de de Lisboa. Como bolseira Fulbright fez o Doutoramento em Genética nos Estados Unidos da América, na University of Georgia. Convidada a regressara Portugal, após o seupós-Doutoramento,para coordenar um grupo de investigação no ITQB-UNL, tem destacado no estudo da molécula do RNA. Em 2005 fez a Agregação em Genética, Biologia Molecular e Microbiologia na Universidade Nova de Lisboa.

É de realçar, entre as muitas publicações internacionais relevantes e convites de destaque, o seu empenho na promoção da divulgação e ensino da ciência. Foi editora do livro “O Mundo do RNA- Novos Desafios e Perspectivas Futuras”, publicado em 2007, e cientista residente do programa da televisão 4xCiência da RTPN.

por Sérgio Filipe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27/12/2012 by in Magazine SPM and tagged .

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: