Sociedade Portuguesa de Microbiologia

Portuguese Society of Microbiology

Fundação Mizutani, no Japão, apoia investigação inovadora realizada em Portugal

Fundação Mizutani, no Japão, apoia investigação inovadora realizada em Portugal com vista à descoberta de novos fármacos no combate da Tuberculose

empad

A tuberculose e a lepra são as mais famosas das doenças causadas por bactérias do género Mycobacterium que inclui mais de 150 espécies, muitas delas capazes de infectar humanos. O estudo das micobactérias recebeu atenção acrescida desde que a tuberculose ressurgiu no panorama mundial com a propagação do HIV/SIDA, e desde a detecção em 2006 de estirpes extensivamente resistentes (XDR-TB) aos principais antibióticos utilizados há décadas. Desde então foram já isoladas no Irão, na Índia e em Itália estirpes resistentes a todas as classes de antibióticos (TDR-TB), representando uma ameaça global emergente devido à ausência de alternativas terapêuticas num horizonte próximo. A incidência crescente de patologias causadas por micobactérias ambientais (não-tuberculosas) vem também alertar para a necessidade urgente de uma investigação dedicada à biologia destas bactérias, designadamente a identificação de novas vias metabólicas essenciais que possam revelar novos alvos para o desenvolvimento de fármacos para as combater.

A entrada na era da genómica e o desenvolvimento de novas ferramentas genéticas para dissecar ao nível molecular a fisiologia micobacteriana permitiram uma melhor compreensão dos mecanismos de patogénese e resiliência destes microorganismos. Mas, apesar dos esforços das últimas décadas e dos “milagres” da ciência bioinformática, as funções da maioria dos 4000 genes de Mycobacterium tuberculosis são ainda um dos segredos mais bem guardados destas bactérias extraordinárias. Alguns micobacteriologistas referem-se a este material genético como “matéria negra genómica”. De vez em quando descobrimos a função de um destes genes e é um momento especial em que somos os únicos no mundo a saber o que uma enzima faz, é uma sensação indescritível!

por Nuno Empadinhas

O projecto aprovado pela Fundação Mizutani (http://www.mizutanifdn.or.jp/), que promove investigação na área das glicociências, visa decifrar nos próximos 12 meses a identidade de genes e a função das enzimas que colaboram na síntese de um polissacárido metilado intracelular exclusivo de micobactérias. Esta estrutura é crucial ao metabolismo e transporte citoplasmático de ácidos gordos de cadeia média, os percursores dos ácidos micólicos longos caracteristicos da “carapaça” especial das micobactérias, em parte responsável pela sua patogenecidade, resiliência e sucesso adaptativo. Percebendo como funciona esta via biossintética poderemos elaborar estratégias para a bloquear, interferindo com a síntese dos ácidos micólicos, o que provavelmente, terá consequências catastróficas para a bactéria. Isto é feito pelo rastreio de colecções de compostos naturais que possam inibir enzimas da via, ou através de inibidores desenhados por químicos, cristalógrafos e bioinformáticos, com base nas características estruturais e mecanísticas de cada enzima. Estas moléculas serão potenciais antibióticos e, em teoria, cada enzima envolvida na síntese duma estrutura essencial é um alvo potencial. Para a ciência desvenda-se um novo processo biológico exclusivo destas bactérias fascinantes.

A equipa de Micobacteriologia Molecular liderada por Nuno Empadinhas inclui Susana Alarico, Vitor Mendes, Ana Maranha (bolseiros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Andreia Lamaroso, Mafalda Costa e Teresa Lino, e conta com a colaboração de investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular (Porto), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (Oeiras), da Universidade de Guelph (Canadá) e da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 01/08/2012 by in Magazine SPM and tagged .

Navegação

Clique aqui para acesso directo a todos os conteúdos de:

Adicione aqui o seu email para receber as notícias da SPM.

Com o apoio de:

%d bloggers like this: